Estreitar o vínculo afetivo, estimular a amamentação e envolver os pais nos cuidados com o recém-nascido são alguns benefícios da assistência ao bebê na maternidade – modelo de atendimento preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Preocupado e alinhado com as melhores práticas assistenciais, a equipe da Perinatal Vitória segue o modelo que estimula o contato e a permanência conjunta do binômio mãe-filho durante toda a internação.

Logo após o parto, caso o recém-nascido e a mãe apresentem boas condições de saúde, é iniciada a hora sagrada, e só depois deste primeiro contato pele a pele o bebê que se manteve bem é levado para o quarto da mãe, onde poderá permanecer por toda a internação, o que favorece a amamentação, fortalece o vínculo com os pais e propicia a detecção de dificuldades ainda no hospital.

A assistência ao bebê na maternidade também prevê apoio integral e atenção plena dos profissionais da Perinatal Vitória e da ala Cora Coralina. Uma equipe com neonatologistas e enfermeiras especialistas atua de forma ininterrupta: examina e acompanha os bebês desde o nascimento, orientando as mães sobre aleitamento materno e cuidados de higiene (banho, troca da fralda e limpeza do coto umbilical).