Vitória Apart Hospital é escolhido para multiplicar projeto sobre Parto Adequado no Espírito Santo e em Minas Gerais

O Vitória Apart Hospital foi escolhido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para ser um multiplicador do projeto Parto Adequado no Espírito Santo e em parte de Minas Gerais. A seleção ocorreu devido ao bom desempenho da instituição na fase piloto do projeto, entre 2015 e 2016, atingindo o percentual de 40% de partos normais realizados em sua maternidade.

O hospital irá atuar em parceria com o Mater Dei, de Belo Horizonte. Juntos, eles vão orientar as atividades em outras 13 instituições participantes. Em todo o Brasil são 150 hospitais envolvidos, sendo 25 públicos, 90 novos hospitais e 35 que fizeram parte da primeira fase e seguem sendo acompanhados.

O projeto Parto Adequado é desenvolvido pela ANS, Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e Institute for Healthcare Improvement (IHI), criado com a missão de melhorar os sistemas de saúde. Seu objetivo é incentivar e capacitar médicos e enfermeiros sobre a importância de um parto adequado, dando prioridade para os partos normais seguros em gestantes de baixo risco e a realização de cesarianas somente quando o procedimento for realmente necessário, respeitando sempre a vontade da mulher e valorizando o atendimento humanizado.

A enfermeira líder do projeto Parto Adequado no Vitória Apart Hospital, Rayssa Sarcinelli, explica que a primeira fase, que tinha como meta atingir 40% de partos normais, durou aproximadamente um ano e meio e foi marcada por atividades como aulas virtuais, treinamento prático no Hospital Albert Einstein, implantação de protocolos, e reestruturação da equipe e da sala de parto. “Agora, temos a meta de aumentar o percentual de partos normais realizados em nossa instituição para 65% nas pacientes classificadas em Robson de 1 a 4 (sistema padronizado que identifica as condições da mulher na hora do parto e que serve para monitorar e comparar as taxas de cesáreas realizadas)”.

Nascer Saudável

Por estar no programa, o Vitória Apart Hospital foi selecionado para participar da pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) “Nascer Saudável”, na qual são realizadas entrevistas com mulheres que deram à luz na instituição e o levantamento dos dados sobre a rotina dos partos realizados no local. Todo o trabalho é feito por uma equipe contratada pela Fundação.

As enfermeiras obstétricas Ana Christina dos Santos e Lília Laranja ficarão no hospital por aproximadamente três meses para coletarem as informações, que são repassadas diariamente para a Fiocruz. A meta é atingir 400 mulheres, que estão sendo entrevistadas após o parto, independente de terem sido submetidas à cesariana ou ao parto normal.

Em seguida, será traçado um panorama geral sobre os partos realizados nos hospitais participantes. O Nascer Saudável prevê ainda a seleção de alguns hospitais para participar de discussões com grupos focais; um novo contato, dessa vez por telefone, com algumas mulheres que foram entrevistadas; e o retorno, um ano depois, em seis hospitais que serão selecionados futuramente.

 

Todos os direitos pela matéria

https://www.jornaldaserra.com/mercado/vitoria-apart-hospital-e-escolhido-multiplicar-projeto-parto-adequado

Gostou? Compartilhe em suas redes

Busca no blog
Busque sobre uma postagem ou assunto.

Nuvem de Tags

Outras notícias

A Maternidade do Vitória Apart Hospital  oferece à gestante uma estrutura completa para atendimento e atenção no processo do nascimento.