Parto humanizado é a melhor opção?

O parto é um dos momentos mais importante para a mãe e tornar ele algo especial e seguro é trabalho de todos os envolvidos. Pensando nisso, surgiu o processo de humanização do parto.

No Parto Humanizado a mulher é a prioridade. Toda a atenção é direcionada para as necessidades da dela, a fim de dar liberdade e controle a mãe na hora do nascimento do bebê, mostrando com clareza todas as opções de escolha baseadas na ciência e na história do pré-natal e desenvolvimento fetal, havendo o mínimo de intervenção médica possível.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a humanização do parto é mais saudável, pois respeita o processo natural desse momento e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e bebê, ele ainda respeita o tempo e a individualidade de cada parto.

Cesariana também pode ser humanizada

Diferente do que muitas pessoas pensam, o parto humanizado não é apenas o parto normal. O que torna o procedimento humanizado é a atenção e afeto presentes no momento. Ele, principalmente, prioriza a mulher e o bebê, defendendo e respeitando a segurança de ambos.

O parto cesárea foi criado para salvar vidas, mas esse método não deve ser a grande maioria dos partos como acontece hoje no Brasil, e sim como a última opção da mãe e dos médicos.

A humanização do parto propõe, principalmente, em minimizar qualquer intervenção médica desnecessária, tornando o parto o mais natural possível. Essas intervenções devem acontecer somente quando necessárias ou quando for escolha da mulher em conjunto e com orientação médica, baseando-se em todo o pré-natal. Mas caso a mulher necessite de cirurgia, ela deverá fazê-la.

Benefícios do Parto Humanizado:

Nesse método, a mulher escolhe onde quer ganhar seu bebê, quem irá acompanhá-la no trabalho de parto, além de possuir liberdade de movimentação antes do parto e qual posição é melhor para ela na hora do nascimento, direito de ser bem atendida e amamentar na primeira hora de vida do bebê. Outras diretrizes do Parto humanizado são:

  • Comunicação efetiva

A equipe médica e os envolvidos no parto devem ser informar com clareza todos os procedimentos que serão feitos para a mãe, assim como ouvir e considerar as escolhas da mesma sobre o que é melhor para ela naquele momento.

  • Respeito à mãe:

Como protagonista desse momento, a mãe deve receber todo o carinho e cuidado durante esse processo, sempre respeitando a dignidade, confiabilidade e privacidade da mulher.

  • Técnicas para amenizar a dor

O parto humanizado preza o conforto da mãe, caso ela quiser, deve haver massagens, música e técnicas de respiração para que a dor seja amenizada.

  • Alimentação e hidratação

Diferente de outros métodos, na humanização é essencial respeitar a vontade da mãe, caso a mesma queira, deverá ser permitido que a mesma se alimente e beba água.

A humanização do parto é importante tanto para segurança da mãe e bebê como para transformar esse momento especial o mais natural e memorável positivamente para a mulher. Já pensou nesta opção? Converse sobre essa possibilidade com o seu obstetra. 🙂

Gostou? Compartilhe em suas redes

Busca no blog
Busque sobre uma postagem ou assunto.

Nuvem de Tags

Outras notícias

A Maternidade do Vitória Apart Hospital  oferece à gestante uma estrutura completa para atendimento e atenção no processo do nascimento.